sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mentiras em tempos de copa

Seu Flaviano com suas proezas, mais uma vez, está em pauta. Dessa vez é lembrado pelo fato de estarmos desfrutando tempos de copa do mundo. Ao contrário do que muitos pensam, seu Flaviano tem muito a ver com esses assuntos futebolísticos, verão vocês.

Em tempos de copa do mundo poucos assuntos são tão palpitantes quanto o futebol. E mesmo na nossa infância, quando as transmissões se davam pelas ondas do rádio, eles eram tão recorrentes quanto agora com a parafernália do terceiro Milênio. Conhecíamos os alemães pela TV ainda incipiente, através do “Combate”, seriado que os mostravam terríveis sanguinários. Então a meninada se juntava em torno da espreguiçadeira do mentiroso – com todo respeito! – para ouvir suas fabulosas mentiras. O assunto daquele dia era a copa de 66 e lá estavam os alemães (quase papafigos), possíveis adversários do Brasil: “Pelé e Garrincha tavam lascados”, comentava o velho Flaviano, homem vivido nas batalhas de além-mar, conhecedor da “perversidade” alemã. Pelo que víamos no seriado, não seria um jogo de futebol, mas uma batalha! “A seleção brasileira bem que poderia ter levado o zagueiro Tará, ex-Santa Cruz. Vocês não vão acreditar, Tará jogava com uma Gillette enfiada nas chuteiras. Não ia ter alemão que chegasse à área brasileira”, afirmava Seu Flaviano.

Muitos pensam ao contrário: Os alemães não eram o que pintávamos; Tará nunca foi zagueiro e, na copa de 66, já estava há muito aposentado. Quanto à Gillette enfiada nas chuteiras, seu Flaviano tinha provas cabais, mas o sujeito que lhe havia feito tal confidência, infelizmente, não estava mais entre nós. Tínhamos que confiar em suas palavras. E quem de nós duvidaria!?

Um comentário :

  1. ...pois bem, na nossa lembrança mais recente, uma amiga podia, sabia e fazia tudo, inclusive mentir nisso tudo. Mas a gente mais cedo ou mais tarde nem chamava de mentira e passava a encarar como invencionice, autoafirmação e por ai vai e se, muitos pensam, ao contrário, muitos pensam que pensam, pois nem sempre pensam o que pensam: a parafernália do 3º Milênio tem sido instrumento das piores mentiras. E muitos a creditam verdadeiras!

    ResponderExcluir