quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Coisa rara de se ver

Ontem, a noite foi pra lá de especial, enchi os olhos e a alma com a arte dos formandos da PROCULT - Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Falo da 3ª Mostra deArte do Centro Artístico Cultural, culminância dos cursos de Dança de Salão, Pintura, Percussão Regional, Canto Coral, Violão, Sanfona, Balé Clássico e Teatro. Parecia final de campeonato de futebol, guardadas as devidas proporções, posto que o Teatro Severino Cabral, palco do evento, oferece 586 lugares, em sua parte central, além dos 58 camarotes. Não tenho dúvida, o Severino Cabral recebeu, ontem, um dos seus maiores públicos, desde a inauguração, em 30 de novembro de 1963.
Os números falam por si. Apresentaram-se mais de 500 alunos/formandos e, como se não bastasse o espetáculo, em si, mais de uma tonelada e meia de alimentos não-perecíveis foi arrecadada, trocada por ingressos e doadas a instituições assistências de Campina Grande. A formação de público para teatro e afins é uma preocupação que trago comigo. E foi justamente o público de ontem o grande diferencial, mesmo levando-se em conta o alto nível das apresentações. Outro ponto positivo, a meu ver, foi a heterogeneidade nos gêneros, instrumentos e faixa etária dos formandos.
Não há como não enfatizar e, além disso, enaltecer a participação de 17 alunos do corpo de balé da UEPB, são esperancenses e integram o antigo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que hoje forma outra sopinha de letras: SCSV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). A plateia “veio abaixo”, após o anúncio do corpo de balé da UEPB, pelo cerimonial de Saulo Queiroz, coisa rara de se ver numa plateia, também, tão heterogênea.
Parabéns a UEPB, através do seu Magnífico Reitor, o também artista Rangel Júnior. Parabéns às nossas crianças que tanta esperança nos trazem, através de tão nobre arte!

Nenhum comentário :

Postar um comentário