terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Salve! O menino chegou


É madrugada quando escrevo para anunciar que ele chegou. E chegou às vésperas, quando todos aguardam a chegada de outro menino, o Jesus de Nazaré. Antônio Cláudio Fernandes Filho é quem anuncio ao mundo. Seu advento se dá no longínquo 1964, neste mesmo dia 24 de dezembro. Há exatos 50 anos vinha ao mundo o primeiro sobrinho, filho do meu irmão Antônio Florisvaldo e Maria das Graças, cunhada. Toni, como é carinhosamente chamado, não conheceu seu pai. Sua mãe, bela e dedicada esposa, enviuvou gestante, concebera fazia dois meses, apenas.

Seus avós maternos Manoel e Joselita Fernandes rumaram para São Paulo, deixando o vilarejo de Rio Una, pertencente ao município de Barreiros-PE, história aqui já retratada sob o título “Último Adeus”. Foi em Santo André, ABC paulista, que o menino Toni vê as cores do mundo. A partida de Gracinha, ainda gestante, deixou saudade e tirou a possibilidade de ver nascer e acompanhar mais de perto o desenvolvimento da criança, o que seria um alento para nós e nossos pais Soares e Do Carmo, seus avós, dado a perda de Antônio, meu irmão, ainda muito jovem, aos 21 anos de idade. Em meados de 1970, seis anos após o nascimento, recebemos a visita tão esperada do menino Toni, sua mãe e avós maternos. Nessa visita, à sua terra natal, parte dessa vida o Sr. Manuel Fernandes, no município de Barreiros. Toni, portanto, volta a São Paulo na companhia da mãe e avó.

Daí em diante, devido às circunstâncias, perdeu-se o contato com Antônio Cláudio, sua mãe, avó e seus tios. Minha mãe vivia numa busca incessante sem nenhuma notícia, uma pista de onde se encontrara a família Fernandes. Havia perdido o filho e não mais encontrara o neto. Dona Do Carmo se foi sem que houvesse esse encontro. Somente em 1997, por mero acaso, tem-se notícia do paradeiro daquela família, o que nos fez empreender a busca e o reencontro. Encontramos, finalmente, o menino que acaba de completar 50 anos. Homem de muita lucidez, dado às causas do bem, orgulho de todos os que partilham do seu convívio. Íntegro é o termo que melhor o define.

A Toni a nossa bênção e os Parabéns!

Nenhum comentário :

Postar um comentário