quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Só faltou a fita II

Fomos à Brasília para o lançamento de um vídeo sobre Macambira, Jerimum e Xiquexique. Antes tivemos uma matéria de capa do Caderno Cultural do CORREIO BRASILIENSE, intitulada “Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”, enfocando nossa inserção cultural na região da Borborema. Daí o encontro com o físico Bautista Vidal, relatado na última postagem deste Blog.
Quero descer a detalhes que talvez fujam a atenção do leitor. O Parque Way, onde residia o Dr. José Walter Bautista Vidal é o setor de mansões, uma das mais nobres áreas residenciais do Distrito Federal, talvez mais valorizada que o setor de embaixadas. E aquele homem que passara pelos mais altos escalões federais, com enorme respeitabilidade mundial, não esboçou preocupação em se resguardar. Bautista Vidal, pasmem, teve apenas três contatos telefônicos comigo, nunca me vira antes, sequer. Mesmo assim nos convidou a entrar em sua mansão, sozinho e só que se encontrava, naquela tarde da visita.
Aquele gesto para mim foi, sobretudo, de desprendimento. Claro que sua paixão pela temática energética da qual iríamos tratar é posta nessa conta. Mas quem era eu para “encher os olhos” daquele engenheiro físico, uma vez que Emerson Tomaz e Fernando Rocha não demonstravam interesse, à época, pelo assunto abordado. Um misto de amor pela causa da energia renovável; sua atenção a nós visitantes; a satisfação em saber que outras mentes demonstravam que sua luta não era inglória, podem explicar. Ao final daquela tarde chegam a esposa e uma filha do nosso anfitrião. É servida a ceia regada a conversas amenas e, logo após, mais uma grata surpresa e a confirmação do seu desprendimento. O Dr. José Walter Bautista Vidal nos convida a por nossas malas em seu automóvel, aciona o veículo e nos conduz – ele mesmo, sem seu motorista – ao Aeroporto Internacional de Brasília, ajudando-nos com as malas no desembarque.
Ele, mesmo com debilidade locomotiva em uma das pernas, comete aquele ato que nos marcou a todos. Só para ratificar, tudo saiu a contento, menos a fita na filmadora!

Nenhum comentário :

Postar um comentário