terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Una cucaracha!

Um dos episódios marcantes e protagonizados por Luiz Alberto Rodrigues, aquele meu amigo uruguaio, foi testemunhado por Evaldo Brasil, agente cultural esperancense, recém-graduado em comunicação, à época. A meu convite fez estágio na imprensa sindical, Sindicato dos Urbanitários, em Recife-PE, com o amigo/irmão jornalista e escritor Roberto Numeriano, em meados da década de 90. Aqui já foi dito que nossa dispensa guardava o kit sobrevivência por uns vinte a vinte e cinco dias, o resto do mês nos reservava apenas vinho e peixe. O vinho por uma questão de paladar no que tange à bebida; o peixe porque comprávamos de pescadores dos mares de Jaboatão dos Guararapes que nos vendiam sem que houvesse cartão de crédito ou cadernetas. Comprávamos e pagávamos na camaradagem: preço justo, prazo combinado. Alguns até “compartiam” do nosso vinho, caso houvesse ocasião. E sempre havia! 
Mas naquela noite, ao chegarmos do trabalho, nos vimos no escuro. Uma pane na rede elétrica tirou-nos a possibilidade da boa música, degustaríamos vinho e peixe sem a virtuosidade de Beethoven, Chopin, Brahms, Debussy, Verdi... Certo estava que vinho e peixe viriam regado a boas conversas. No congelador encontramos gelo que nos serviria vinho a 10 graus, bastava que acondicionássemos o vinho do garrafão (aqui denunciando sua procedência) em pequenas garrafas, colocando-as enfileiradas até o ponto da degustação. Alberto ficara encarregado disso. Eu, do peixe e, Evaldo, da louça. Tarefas cumpridas, jantar posto, fomos à mesa.
A última garrafa, prestes a se esgotar, deveria ser degustada com muito esmero. E assim se fez. Lá pelas tantas, com a conversa fluindo, houve-se um grito de espanto e um gole de vinho abortado. Era Luis Alberto: “Una cucaracha!”.

Um comentário :

  1. Eu também pude desfrutar desta sua alegria;não aí em Recife mas com certeza aqui em nosso LAR em Rio Formoso,porém esta tal alegria foi passageira e isto mim dói muito;pois não o temos mais ao nosso lado...Este pequeno grande homem foi e sempre será referência para as nossas vidas,aonde quer que voce esteja "Luis Alberto"obrigado por tudo que representas para "NOS OTROS"...José pedro(Pepeu)

    ResponderExcluir