segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

“Deixa pra segunda-feira”

Um dos vultos esperancenses mais celebrados por aqueles que admiram uma boa tirada humorada, mesmo sem a pretensão do humor, é o saudoso Wamberto Nicácio. Irreverente sem se dar conta, uma verve humorística das mais aguçadas. Simplesmente nos fazia sorrir: “Tem café?”, “Segunda-feira eu falo!”. Eis alguns de seus bordões, sem a mínima ideia do que era bordão, por exemplo. Com camisa abotoada pela metade, calça cáqui e pés enfiados em sandálias “japonesas”, batia pernas por Esperança inteira, corria mundo em caronas se o levassem. Não as perdia por nada. E em matéria de carona era “sócio” de Petrônio Belarmino (empresário da panificação), em suas idas e vindas à Campina Grande com direito ao velho lanche, também indispensável.
O “Ribuliço na Fêra” era o sucesso do momento na Comunitária Banabuiê FM, Wamberto um dos assíduo ouvintes/frequentadores. Certa feita, num período de eleições, quando já vigorava a proibição de conteúdo político na forma da Lei Eleitoral - nosso programa era cultural -, advertimos aos presentes no estúdio que não tocassem em nome de político, caso contrário seríamos penalizados. Rolava conversa sobre cordel, repente e música nordestina quando, do nada, entra uma voz audível microfone a dentro: “Lúcia Braga se elege?”. Emerson Tomaz (Xiquexique) e eu (Jerimum), não nos sustentamos. Sinalizamos a Ilson Sideral (técnico de som) para que fechasse os microfones e aumentasse o Background, aquele efeito ou acompanhamento de fundo, para que nos recompuséssemos. Muitas foram as interferências de Wamberto, muitos os momentos de pânico para nós, divertimento para nossos ouvintes.
Momentos antes do fotógrafo Mércio Araújo captar a foto ao lado, ocorreu mais um episódio já corriqueiro, com as tiradas rápidas do nosso personagem. Meu Córdoba (um carango velho) estava estacionado próximo à calcada da Secretaria de Educação Municipal de Esperança e eu fiz menção de abrir a porta. De pronto ouvi a voz solícita, bem entoada e arrastada do saudoso Wamberto:
- Carlos, tu vai pra onde?
- Campina Grande!
- Vou também!
- Ajude-me, então, a empurrar o carro. Tá com a bateria fraca!
Aí entra em cena o Wamberto pra lá de esperto que todos nós conhecíamos:
- Vou mais não. Deixa pra segunda-feira!

Nenhum comentário :

Postar um comentário