sábado, 7 de fevereiro de 2015

É contramão, doutor!

Uma conversa puxa outra. Desde que a colega Vera Barbosa postou seu comentário sobre a máquina datilográfica, contando do seu tempo de iniciante em jornalismo, desandei a lembrar de causos do meu tempo no Diário de Pernambuco. Hoje trago um pouco da vivência dos contínuos em meio a uma rixa entre os diretores Lustosa e Trigueiro. Rivanildo e Edvaldo, os contínuos, eram disputados por ambos os diretores, sendo que o Dr. Wilson Lustosa mantinha Edvaldo, seu contínuo, para os trabalhos pertinentes à sua diretoria. Já o Dr. Trigueiro usava Rivanildo e, às vezes até Edvaldo, para trabalhos particulares. Aquilo levava Lustosa à loucura, esbravejando: “É um absurdo usar meu contínuo e me deixar órfão”.
Devo explicar que contínuo, estafeta ou moço-de-recados ou ainda office-boy - em tradução literal do inglês, "menino de escritório" - é o nome dado ao profissional que trabalha em escritórios exercendo variadas tarefas, como o transporte de correspondências, documentos, objetos e valores, dentro e fora das instituições, para além de efetuar serviços bancários e de correio, depositando ou apanhando o material e entregando-o aos destinatários; auxilia na secretaria e opera equipamentos de escritório; transmite mensagens orais e escritas além de recepcionar visitantes. O contínuo é, por assim dizer, um funcionário Bombril: mil e uma utilidades.
Certa manhã o Dr. Wilson Lustosa recebe visitas e precisa que lhes sejam servidos água e o famoso cafezinho. Da sua mesa de trabalho aciona o botão para chamar seu contínuo, Edvaldo e nada, o funcionário não aparece. Outra insistência em vão, outra mais. Edvaldo saíra a pedido do Dr. Trigueiro que já ocupara, também, Rivanildo seu contínuo. Lustosa então recorre à secretária, Any, e a vendo assoberbada resolve, ele mesmo, servir água e café às visitas. Vai à copa, organiza copos e xícaras na bandeja e saí pelo corredor oferecendo café aos circunstantes. Antes de chegar à sua sala vê, pelo vidro da porta do corredor, a chegada de Trigueiro. O Dr. Lustosa segue ao seu encontro e, como se tivera combinado, encontra Trigueiro abrindo a porta e adentrando ao corredor. Wilson Lustosa não perde tempo e esbarra com bandeja e tudo no diretor Trigueiro, que contrariado, estoura:
- Que é isso Wilson?
- É contramão, doutor!

Nenhum comentário :

Postar um comentário