quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Ela outra vez

Lembram daquela colega que gosta de falar difícil? Pois é, mais uma vez nos dá um mote e tanto para este conto. Seu bilhete, explicando a falta ao trabalho, não deixa dúvidas de que não está bem. Ao contrário do que muitos pensam não é só Jerimum que tem mania de querer dificulitar na fala. Há uma glébia de gente que se esmera na polidez vernacular. Há vocábulo pra todo gosto, o problema está em encontrar a palavra certa para aquilo que se precisa transmitir. Daí por diante é por conta e risco de quem comunica.
Como ela mesma informa, nas linhas e entrelinhas, foi o calor desenfreado do trio do momesco que a deixou meio molenga, segundo se queixa. Tomou emprestado um permômetro e certificou-se dos 38 graus “centrífugos” à sobra, nesta segunda-feira de Carnaval, algo quase isurpotável para um ser humano. Seu gato, enfatiza, um animal de estimulação, que não é um ser humano pelo simples fato de não haver nascido gente, sofre também com esse calor deverão. Muito sábia, prevenindo para não remendar, procurou um médico que fizesse uma avaliação do seu quadro cínico. Sugeriu, como boa paciente impaciente, que aquele profissional de saúde prescrevece um exame que relevasse a verdadeira acentuação cardíaca. Que ele pedisse um elétrico vasco lá e, se preciso fosse, ela se subverteria a um caqueterismo, sem nenhum pobrema. O importante, diz a amiga, é meter a saúde em dia, aviltando qualquer precauço. Embora não use medicamentos aloprados, preferindo a merdicina homeplácida, foi subversiva a um tratamento brévio para não perder a festa carnavalesca.
Hoje, pela manhã, estava aclamada, mas seu estádio febril já se anormalizou. Ainda bem, para todos os que com ela convivem, encontra-se em franco estabelecimento e amanhã já revoltará à sua altividade. Sorte dela que teve seu tratamento todo susteado pelo SUS, e agora faz valer o adráuzio popular que diz (Quem quiser copular que copie): “É na dor que apêndice”.

Um comentário :

  1. Bashô um Jerimum alfazendo um hai-kai. Destra vês não se indigna de dizer quem é. Mais está podado: Jerimum saia de Carlos ou vice-verso! E não se assuma! Cada macaco com seu cacho, diria Ela!

    ResponderExcluir