terça-feira, 3 de março de 2015

Responde vovô!

- Saxofone! Como se escreve, vovô?
Essa foi a pergunta de uma criança do ensino fundamental. Mais à frente saberemos o por quê? Mas certamente há aí uma inquietação musical, ou uma busca pelo conhecimento, pura e simplesmente. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte”. Essa canção dos Titãs clama para que tenhamos acesso à cultura algo imprescindível para o crescimento do ser humano. Um mundo vivenciado na arte não há limitação, mas amplitude. Será muito mais enriquecida a vida de alguém que tem acesso com frequência ao cinema, lê bons livros, visita museus, exposições, ouve a boa música...
Voltemos à pergunta que inaugura este post. É sabido que o saxofone foi inventado por Antoine-Joseph (Adolph) Sax. Sabe-se, também que nascera em Dinant, cidade encravada no vale de Meuve - Bélgica, em 1814. Seu pai, Charles-Joseph Sax, exímio carpinteiro, fabricara instrumentos de sopro em madeira e metal. No forum.cifraclube.com.br encontramos que “O saxofone existe em sete tamanhos: sopranino, soprano, contralto ou alto, tenor, barítono, baixo e contrabaixo. O sopranino, o alto, o barítono e o contrabaixo soam em mi bemol, enquanto que o soprano, o tenor e o baixo, soam em si bemol. A maior parte dos saxofones é curva. O soprano, mais comum na forma reta como o clarinete, aparece também na forma curva. Já o sopranino é reto, aproximando-se do tamanho de uma flauta doce contralto”.
Ao contrário do que muitos pensam, irei matar a curiosidade quanto àquela indagação infantil. Hora da tarefa caseira, após almoço e descanso, o neto procura o avô por ser portador de toda a sapiência, segundo a percepção dos “miudinhos”, e não obtém de pronto a resposta costumeira noutras tantas ocasiões. Aquele avô havia sido pego de surpresa, não entendera bem o que lhe fora perguntado. Imaginou que com muita astúcia deixaria seu neto contemplado com algo talvez convincente. Então se apressa:
- Como se escreve o quê, menino?
- Saxofone! Como se escreve, vovô?
Silêncio, pausa... Maior a pausa, maior a dúvida, melhor a pérola:
- Saxofone não se escreve, menino. Saxofone se sopra!

Nenhum comentário :

Postar um comentário